Buscar
  • Wallace Claudio Luiz

O segredo para um Churrasco de sucesso

Atualizado: 11 de Jan de 2019

Aprenda de uma vez por todas o segredo para um churrasco de sucesso.


O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De maneira geral, colocam-se as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos – para selar sua superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, esse inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes. Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças, depois de seladas, para um espaço na grelha mais distante do fogo, para que ela grelhe de maneira homogênea.

Um cuidado importante que devemos ter no preparo é com as labaredas de fogo, causadas geralmente por gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Nunca jogue água para apagá-las: prefira sempre jogar cinzas de um churrasco anterior ou um pouco de areia para conter a altura do fogo e não perder a brasa.

Faça uma lista das carnes que não podem faltar


Um bom churrasco conta com as carnes certas para esse tipo de preparo. Garanta que na sua lista de compras não falte pelo menos um dos tipos de carne abaixo:


  • Picanha;

  • Maminha;

  • Fraldinha;

  • Miolo de Alcatra;

  • Contrafilé;

  • Linguicinha;

Ouse grelhando algumas frutas e vegetais


Para finalizar a sua missão de fazer um churrasco de sucesso, que tal ousar na preparação de outros ingredientes que podem complementar a experiência de montar uma refeição na brasa? Grelhar algumas frutas e vegetais pode ser uma boa ideia para oferecer uma alternativa diferente para seus convidados.

Algumas frutas, como o abacaxi, a manga, a carambola e a banana combinam bastante com a preparação grelhada. Elas podem ser servidas junto com as carnes ou até mesmo como uma sobremesa.

Os legumes, como a berinjela, abobrinha e pimentão, também vão bem à grelha, especialmente se pincelados com um pouco de azeite de oliva e um pouco de sal. Eles são ótimas opções para acompanhar suas carnes.


Fazer um churrasco impecável pode ser uma tarefa que demande um pouco de tempo e dedicação, mas com a ajuda das dicas que apresentamos, se torna muito mais fácil e prazerosa.

Quais dessas dicas você já aplicou nos seus churrascos? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!


147 visualizações1 comentário